domingo, 22 de setembro de 2013

Lixo eletrônico gera renda e ajuda entidades em Itatiba, SP


 

Componentes eletrônicos vão para a Bélgica.
Em 10 anos, foram recolhidas 600 toneladas de lixo.

 

Em Itatiba(SP), um empresário é exemplo de responsabilidade ao meio ambiente. Dono de uma loja de eletroeletrônicos, ele resolveu montar uma empresa de reciclagem, como mostra a reportagem do Tem Notícias.

Além do lucro com o lixo eletrônico, esse reaproveitamento de materiais serve para ajudar entidades sociais e educacionais que atendem crianças, jovens e idosos.

Ao todo, são recolhidas 13 toneladas por mês. Cerca de 80% de tudo que chega é separado e enviado para reciclagem. O plástico dos monitores vira lanterna de carro, caixinha de óculos. o cobre encontrado nas placas se transforma em fios.

Os componentes eletrônicos vão para a Bélgica, que tem tecnologia para processar o material e separar diversos metais e até ouro. Em quase 10 anos de trabalho, 600 toneladas de lixo eletrônico foram recicladas.

Na empresa que gerencia e dá destino correto aos produtos, trabalham cinco pessoas. Alguns equipamentos chegam à empresa em boas condições. Os produtos são separados e repassados ao Instituto Repensar.

A entidade montou um laboratório com os equipamentos doados. Os alunos em situação de risco social desvendam os segredos da informática. O que antes ia para o lixo representa para eles uma oportunidade de aprendizado. Para doar um computador velho ou qualquer eletrônico que não usa mais, basta ligar no telefone (11) 4534-2999.

Centenas de compudores que viram lixo eletrônico são reciclados (Foto: Reprodução)





 

Empresa: Lixo Digital do Brasil




A Lixo Digital do Brasil coleta e separa materiais eletroeletrônicos e de informática e devolve o material à cadeia produtiva, ou seja, o que antes era sucata volta a ser reutilizado como insumo. Neste momento de conscientização ambiental, percebemos o aumento vertiginoso do volume de detritos tecnológicos descartados diariamente por empresas e consumidores, de modo geral, o que causa grande impacto na natureza. Todos podemos evitar o acúmulo desses resíduos separando e dando um destino seguro ao nosso próprio lixo digital. Faça seu cadastro e seja um coletor na sua cidade ou região. Retiramos seu lixo digital sem custos, caso contrário, o preço será a constante degradação de nosso planeta!


Por que reciclar?
Já não podemos ver a reciclagem como uma alternativa estritamente artesanal e sim como uma necessidade. O lixo digital encontrado nas calçadas deflagra a falta de informação das possibilidades de aproveitamento deste material, que pode ser transformado e reaproveitado. Retirar alguns componentes de valor e desprezar outros, prática comum, não minimiza a poluição ambiental. Hoje quem procura vender aparelhos baseando-se no projeto lei1991/07 que versa a respeito de resíduos sólidos, além de ter lucro colabora na preservação da natureza ao dar destino correto ao lixo tecnológico. Quem fabrica produtos de origem reciclável, além de reduzir seus custos de produção ao reutilizar matérias-primas de qualidade, associa a sua marca a um procedimento sustentável. E finalmente quem compra produtos avaliando o ciclo de vida de uma mercadoria, torna-se na prática, um consumidor comprometido (Consumidor que faz a escolha de sua compra com base no ciclo de vida do produto, adotando uma postura ecologicamente correta), indo muito além do conceito de consumidor responsável (Consumidor ciente que ao descartar um produto deve dar o destino correto, ou seja, com o fim de reaproveitar seus resíduos).
Como reciclar e coletar?
Se você tem interesse em ser um reciclador preencha o cadastro no site que entraremos em contato para orientar todos os processos. Não esqueça de preencher todos os dados solicitados.

Retiramos e recebemos:
Placa mãe (motherboard)
Placas Leves
Placas Pesadas
Placas de celulares
Placas de DVD
Processadores
Hd’s
Fios
Cabos
Cobre
Conectores
Alumínio
Relês
Computadores
CPUS (completas)
Celulares
Drives de Alumínio
Ventuinhas (cooler)
Transformadores
Monitores
Impressoras
Cd’s Driver’s (de ferro)
Teclados
Hub’s
TV’s
Aparelhos eletrônicos
Aparelhos Médicos
Aparelhos Industriais
Nobreak 



0 comentários:

Postar um comentário